Acompanhamento pré-natal no SUS
Exames podem evitar problemas de saúde para mães e bebês. SUS oferece consultas, vacinas e outros benefícios
Durante a gravidez, muitas mudanças acontecem no corpo da mulher, fazendo com que esse período exija cuidados especiais. São nove meses de preparo para o nascimento do bebê. É importante que durante a gravidez as futuras mães sejam acompanhadas por profissionais de saúde. O Ministério da Saúde salienta a importância do pré-natal e incentiva todas as mães a buscarem o atendimento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com os exames médicos realizados no pré-natal, é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que costumam a atingir a mãe e seu bebê. Doenças, infecções ou disfunções podem ser detectadas precocemente e tratadas de forma rápida. O ideal é que as mães iniciem o pré-natal no primeiro trimestre, assim que souberem da gravidez. As consultas e exames permitem identificar problemas como hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis pelo sangue de mãe para filho, como a aids e a sífilis. Alguns desses problemas podem causar o parto precoce, o aborto e até trazer conseqüências mais sérias para a mãe ou para o seu bebê.
Algumas atividades ligadas ao pré-natal são incentivadas pela rede do SUS, como a participação das futuras mães em cursos de preparação para o parto e grupos de gestantes. “As reuniões são montadas para que as mulheres possam discutir e compartilhar as suas dúvidas e dificuldades.
Realizamos nesta unidade quinzenalmente as quintas feiras no horário das 09h. Estas reuniões são realizadas no auditório da unidade, tendo como responsáveis a Enfermeira Miriam e a Médica Laura (equipes Alzira Valdetaro e São Paulo). Para maiores informações dirigir-se as equipes mencionadas acima ou contate seu agente comunitário de saúde.
http://guiadobebe.uol.com.br/acompanhamento-pre-natal-no-sus/
0 comentários:
Postar um comentário