A manhã foi muito produtiva, trocando e compartilhando saberes. Uma esclarecedora palestra sobre Tuberculose foi proferida pelos enfermeira Cristiane Vicente na Creche Zé Pretinho e Creche do Quieto. Enfatizou a importância do conhecimento da doença e seus sintomas, como forma de que sejam tomadas as medidas de prevenção ou tratamento adequadas.
A principal forma de contágio é o espirro ou tosse do doente, quando milhões de gotículas são liberadas no ar e aspiradas pela pessoa sã. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch.
Tratamento supervisionado
A Tuberculose é doença grave, porém, curável em quase 100% dos casos, desce que seguidos os devidos cuidados, com doses corretas dos medicamentos e tempo suficiente de tratamento. O “tratamento supervisionado” visa garantir a adesão ao tratamento, reduzir o risco de transmissão da doença na comunidade, evitar a resistência adquirida aos antibióticos e o abandono do tratamento; e aumentar o percentual de cura. O tratamento supervisionado deve ser feito na Unidade de Saúde, residência do doente. A supervisão será feita por profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) – médico, enfermeiro (a), auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.
#mitoseverdades
#todosjuntoscontraatuberculose
#juntossomosmaisfortes
0 comentários:
Postar um comentário